quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fisioterapia no Alívio dos Sintomas do Climatério


É importante saber que menopausa e climatério não são sinônimos. O climatério é a fase entre o período reprodutivo (capaz de gerar filhos) e o não-reprodutivo da mulher. Já a menopausa, caracteriza-se pela ausência de menstruação há 1 ano, sendo uma alteração natural, onde ocorre o término da menstruação devido à diminuição dos hormônios (estrogênio e progesterona), que são produzidos nos ovários.

No climatério, as menstruações aparecem em intervalos cada vez maiores, até se tornarem ausentes e o fluxo menstrual pode tornar-se mais intenso. Esse processo pode durar de 4 a 5 anos e em geral ocorre ao redor dos 50 anos.

Este processo natural pode levar ao aparecimento de alguns sintomas como: ondas de calor, suores noturnos, perda de sono, cansaço, alteração do humor, diminuição do desejo sexual, secura vaginal, acompanhado muitas vezes de dor durante o ato sexual, vontade de urinar mais freqüente, pele ressecada, cabelos mais frágeis, entre outros.

Além disso, neste período há o aumento da incidência de prolapsos, incontinência urinária e fecal e alterações na sexualidade.

Para as mulheres que apresentam estes sintomas, a fisioterapia pode ser uma boa ajuda, pois através de seus recursos como exercícios de conscientização e fortalecimento do assoalho pélvico, mobilização e conscientização pélvica, eletroestimulação, mudança de hábitos, entre outros, tem como objetivo minimizar os sintomas e tratar disfunções sexuais e a incontinência urinária e fecal, melhorando assim a qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário