terça-feira, 12 de julho de 2011

Fisioterapia no Pós–Parto – Puerpério imediato


O puerpério é o período após o parto, em que há a regressão das modificações locais e sistêmicas que ocorreram durante a gestação.

Compreende um longo período, iniciando-se no 1º dia pós parto e indo além do 45º dia, sendo divido em imediato (1º ao 10º dia), tardio (10º ao 45º dia) e remoto (a partir do 45º dia).

O puerpério imediato é um período sensível, já que é nesta época que a “futura mãe” se depara com um bebê real, o corpo assume uma nova função e se estabelecem os vínculos de mãe-filho, pai-filho, a tríade mãe-pai-filho e a nova família.

A fisioterapia atua desde o primeiro dia, ainda na maternidade, e depois acompanha toda a adaptação da chegada em casa.

Nesta fase, um fisioterapeuta qualificado, orienta em relação à postura adequada da mãe e da criança durante a amamentação, estimula a relação mãe-bebê, trata as dores musculares e articulares decorrentes deste processo de mudança corporal, trabalha a adaptações posturais desta fase, além de avaliar a musculatura abdominal e perineal, iniciando desde já o tratamento de diástese abdominal e lesões perineais.

O acompanhamento de um profissional nesta fase também é importante para se detectar precocemente a depressão pós parto, auxiliando nesta mulher a iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário